27 - 28 OUTUBRO 2017 (6ª feira - Sábado)  

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA


APRESENTAÇÃO

A conferência internacional Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência integra-se num conjunto de eventos organizados pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), pelo Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora (UE) e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) que têm como objetivo principal debater de um modo transdisciplinar as questões de género no panorama artístico de países lusófonos contemporâneos (século XXI).

COMITÉ EXECUTIVO

Aida Rechena | Directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Chiado (MNAC - CHIADO), membro da direção da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, do MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia e membro do grupo coordenador do mouseion – Plataforma Transfronteiriça de Museologia. É membro do ICOM – Conselho Internacional de Museu e do ICOFOM – Comité Internacional para a Museologia e membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (CeiED/ULHT).

Ana Lúcia Teixeira | Coordenadora operacional do Observatório Nacional de Violência e Género, Membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (ONVG, CICS.NOVA-FCSH/UNL) e docente do Departamento de Sociologia da FCSH/UNL.

Teresa Veiga Furtado | Directora do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora e directora de curso do Mestrado em Práticas Artísticas do DAVD/EA/UÉ. É membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora e membro colaborador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (DAVD/EA/UÉ, CHAIA/UE, CICS.NOVA-FCSH/UNL).


COMITÉ CIENTÍFICO


Aida Rechena (MNAC-CHIADO, CeiED/ULHT, CHAIA); Ana Balona de Oliveira (CEC-FLUL, IHA-FCSH-NOVA) ; Ana Gabriela Macedo (CEHUM); Ana Lúcia Teixeira (ONVG/CICS.NOVA, FCSH/NOVA); Ana Pérez-Quiroga (CA/UC, CHAIA); Anésia Manjate (UPG); António Fernando Cascais (CIC.Digital, CICS.NOVA/FCSH/UNL); António Teodoro (CeiED/ULHT, RIAIPE); Cristiana Tejo ; Francesca Rayner (CEHUM); Giulia Lamoni |(IHA/FCSH/UNL); Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ); Irene Vaquinhas (CHSC/UC); Luís Baptista (CICS.NOVA-FCSH/UNL); Manuel Lisboa (ONVG/CICS.NOVA, FCSH/NOVA); Margarida Cardoso (DCAM/ULHT); Paulo Simões Rodrigues (CHAIA/IIFA/UE).; Rafael Alvarez (BODYBUILDERS, CHAIA); Teresa Veiga Furtado (DAVD/EA/CHAIA/UÉ, CICS.NOVA-FCSH/NOVA).

PROGRAMA

Descarregue o Programa clicando no ícone:


NOTAS BIOGRÁFICAS DOS MODERADORES E ORADORES PRINCIPAIS

Aida Rechena

Museóloga, tendo como área de investigação dominante “a museologia e género”, “teoria museológica” e “sociomuseologia”. Concluiu doutoramento em Museologia em 2011, com a tese “Sociomuseologia e Género. Imagens das mulheres em exposições de museus portugueses”.

Tem mestrado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Desde 11 janeiro de 2016 é diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Tem vasta experiência em curadoria de exposições, no desenvolvimento de programas museológicos e museográficos, na gestão de coleções museológicas e na gestão de museus. É membro da direção da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, do MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia e membro do grupo coordenador do mouseion – Plataforma Transfronteiriça de Museologia. É membro do ICOM – Conselho Internacional de Museu e do ICOFOM – Comité Internacional para a Museologia.


Ana Balona de Oliveira

É Investigadora de Pós-doutoramento (FCT) no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) e no Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH-NOVA), e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem leccionado em várias instituições no Reino Unido e em Portugal, com destaque para o Courtauld Institute of Art, University of London, onde se doutorou em História de Arte (Moderna e Contemporânea), com a tese ‘Fort/Da: Unhomely and Hybrid Displacements in the Work of Ângela Ferreira, c. 1980-2008’, 2012. A sua investigação actual centra-se em narrativas de império, anti- e pós-colonialismo, migração e globalização na arte contemporânea de países 'lusófonos' e outros. Coordena a linha de investigação ‘Visual Culture, Migration and Globalization’ no Centro de Estudos Comparatistas (CEC-CITCOM) e é membro do grupo ‘Contemporary Art Studies’ no Instituto de História de Arte (IHA-CASt) e da Direcção da AIM – Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (Portugal). Publicou na Third Text (Reino Unido), Mute (Reino Unido), /seconds (Reino Unido), Fillip (Canadá), Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (Portugal), Revista de História de Arte (Portugal), Revista Comunicação e Sociedade (Portugal), entre outras. Contribuíu com ensaios para catálogos de exposições como Novo Banco Photo 2015 (Museu Coleção Berardo, 2015) e para publicações como Edson Chagas: Found Not Taken (Kehrer Verlag, 2015) e Red Africa: Affective Communities and the Cold War (Black Dog Publishing, 2016). É curadora independente, tendo recentemente comissariado Ângela Ferreira. Underground Cinemas & Towering Radios (Galeria Av. da Índia, Lisboa, 2016).


Ana Gabriela Macedo

Professora Catedrática (English Lit.) da Universidade do Minho, Braga, Portugal; PH.D. University of Sussex, U.K., 1990 [Wyndham Lewis’s Literary Work (1908-28). Vorticism, Futurism and the Poetics of the Avant-Garde”]. Coord. Programa de Doutoramento “Comparative Modernities. Literatures, Arts and Cultures”. Coord. do grupo de investigação GAPS/CEHUM. Áreas de investigação: Comparative Literature; Feminism and Gender Studies; Interarts and Visual Poetics. Publicações seleccionadas: “Visual and Literary narratives of dissent. Unframing Women and Representation”, Journal of Romance Studies, vol 15, issue 3, Winter 2015, 83-98; Prémios Literários. O Poder das Narrativas/ as Narrativas do Podeor.  Org. AG Macedo et alli. (2016); Género, Cultura Visual e Performance, orgs. AG Macedo e F. Rayner (2011); Paula Rego e o Poder da Visão. ‘A minha pintura é como uma história interior’ (2010); Narrando o Pós-moderno: Reescritas, Re-visões, Adaptações (2008); Dossier Género e Estudos Feministas, Diacrítica 22.3, (2008); Poéticas Inter-Artes/ Interart Poetics, org. AG Macedo and O. Grossegesse (2006); Dicionário da Crítica Feminista, orgs. AG Macedo & AL Amaral (2005); Identity and Cultural Translation, eds. AGMacedo and M.Pereira (2005); Re-presentações do Corpo/ Re-presenting the Body, org. AGMacedo and O. Grossegesse (2003); Género, Identidade e Desejo, org. AGMacedo (2002). O projecto actual: Framing/Unframing, Resisting. Ways of ‘seeing differently’. Women and Gender in Contemporary art and literature.


Ana Lúcia Teixeira

Licenciada em Sociologia pela FCSH/NOVA, Mestre em Prospecção e Análise de Dados pela Escola de Gestão do ISCTE-IUL e Doutora em Sociologia na FCSH/NOVA com tese sobre a participação das mulheres nas elites políticas. Coordenadora operacional do Observatório Nacional de Violência e Género e investigadora do CICS.NOVA (FCSH/NOVA), onde tem participado em diversos projectos de investigação na área dos estudos de género, nomeadamente, no “Inquérito Municipal Violência e Género – Lisboa”, “Mutilação genital feminina em Portugal”, “Sistema Integrado de Informação e Conhecimento na área da igualdade de género”, entre outros. Docente convidada na FCSH/NOVA, desde 2008, onde tem leccionado disciplinas na área da Sociologia e da Estatística e Análise de Dados, colaboração que se entende aos três ciclos de ensino e ainda à formação ao longo da vida.


Ana Pérez-Quiroga

Nasceu em 1960, em Coimbra, Portugal. Vive e trabalha entre Lisboa e Xangai. Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes  Universidade de Lisboa, tem o Curso Avançado de Artes Plásticas, do Ar.Co; Mestre em Artes Visuais Intermédia, na Universidade de Évora e é Doutoranda em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Expõe regularmente desde 1999, destacando-se as participações institucionais: Falconer Gallery-Grinnell, Iowa, EUA; MoCA Xangai; China World Art Museum, Pequin, China; Villa Savoye-Le Corbusier, França. Das principais exposições individuais destacam-se: Museu Nacional de Arte Antiga, Museu do Neorealismo, Museu de Arte Popular, Convento de Cristo e Arquivo Municipal Fotográfico de Lisboa. Tem integrado programas de residências internacionais com bolsas da Fundação Gulbenkian; Fundação Oriente; Institut français du Portugal - Cité international des Arts, Paris.  Foi distinguida com o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores - SPA, para a melhor exposição de Artes Plásticas de 2014.


Anésia Manjate

Diretora de Curso de Educação Visual, Universidade Pedagógica Delegação de Gaza, Gaza - Moçambique, e mestranda em Práticas Artísticas em Artes Visuais no Departamento de Artes Visuais e Design na Universidade de Évora. Artista Visual e professora, expõe desde 1995 em mostras individuais e colectivas, sendo membro fundador do MUVART - Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique. É professora desde 1998 no IMAP, ENAV e na Universidade Pedagógica, em 2012 foi nomeada Diretora do Curso de Educação Visual, na UPG. Em 2004 recebe o Galardão para África 2003/2004 – União Latina e é nomeada  Chefe Departamento de Acção Cultural  na Direcção Provincial de Cultura de  Maputo. Participa na  1ª, 2ª e 5ª Bienal da Expo Arte Contemporânea de Moçambique – MUVART em 2004, 2006 e 2012.

Em 2005 estagia na “ ARCO” – Lisboa e de regresso a Moçambique, recebe o Prémio – Arte Assinada no Feminino. Em 2006 participa na ARCO 2006– Madrid.  Joanesburgo - Recados para Casa. 2007-2008 na exposição Lisboa – Luanda – Maputo e realiza exposições individuais e colectivas em Portugal, Itália, Brasil e Alemanha.


António Fernando Cascais

Docente na Universidade Nova de Lisboa. Organizou os livros: Olhares sobre a Cultura Visual da Medicina em Portugal (Unyleya, 2014), Indisciplinar a teoria (Fenda, 2004), A SIDA por um fio (Vega, 1997), Hans Jonas, Técnica, medicina e ética (Vega, 1994) e, em colaboração, Cinema e Cultura Queer. Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer (Lisboa, 2014), Hospital Miguel Bombarda 1968 - Fotografias de José Fontes (Documenta, 2016), Dicionário Crítico de Arte, Imagem, Linguagem e Cultura (IGESPAR, 2010), Lei, Segurança, Disciplina. Trinta anos depois de Vigiar e punir de Michel Foucault (CFCUL, 2009), Michel Foucault, O que é um autor? (Vega, 1992) e os nº 38 – “Mediação dos Saberes” (2007), nº 19 – “Michel Foucault. Uma Analítica da Experiência” (1994) e nº 33 - “Corpo, Técnica, Subjectividades” (2004) da Revista de Comunicação e Linguagens. Investigador responsável dos Projectos História da Cultura Visual da Medicina em Portugal e Modelos e Práticas de Comunicação da Ciência em Portugal, da FCT.


António Teodoro

Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Provas de Agregação em Educação Comparada. Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE). Fundador da Seção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada (SPCE-SEC). Foi membro fundador do movimento sindical docente, Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989) e Secretário-Geral da FENPROF (1983-1994). Inspetor-Chefe do Ensino Primário (1974-1975), membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994). Consultor do Conselho de Ministros para os Assuntos da Educação, Formação, Cultura e Ciência (1995-1999). É autor de uma vasta obra científica e de intervenção no campo da educação, publicada em português, inglês, espanhol e francês.


Cristiana Tejo

É curadora independente e doutoranda em Sociologia (UFPE). Foi co-fundadora do Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte e curadora do Projeto Made in Mirrors, que envolveu intercâmbio entre artistas do Brasil, China, Egito e Holanda. Foi coordenadora-geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco (janeiro de 2009 – outubro de 2011) e co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP (2011), juntamente com Cauê Alves. Foi Diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (2007- 2008), curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (2002-2006), Curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006), Curadora visitante da Torre Malakoff (2003 – 2006) e curadora do 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2004-2005). Foi curadora da Sala Especial de Paulo Bruscky na X Bienal de Havana (Cuba, 2009), co-curou Brazilian Summer Show – Art & the City (Museu Het Domein, Holanda, 2009) juntamente com Roel Arkenstein, Futuro do Presente (Itaú Cultural, 2007) com Agnaldo Farias e Art doesn´t deliver us from anything at all (ACC Galerie, Weimar, 2006) juntamente com Clio Bugel, Charlote Siedel, Paz Aburto e Frank Motz. Participou de diversas comissões de seleção e de premiação, entre elas: Bonnefanten Contemporary Art Prize 2014 (Maastricht, Holanda), Videobrasil 2013, Solo Projects – Focus Latin America (ARCO, Madri, 2013), Rumos Artes Visuais da Argentina (como júri internacional, em Buenos Aires, Argentina, 2011), Salão de Goiás, Salão Arte Pará, do Programa BNB Cultural, Situações Brasília, Prêmio Transborda, entre outras. Lecionou História da Arte nas Faculdades Integradas Barros Melo por 8 anos onde também coordenou o Bacharelado em Artes Plásticas (2008-2009). Publicou Paulo Bruscky – Arte em todos os sentidos (2009), Panorama do Pensamento Emergente (2011) e Salto no Escuro (2012). Contribui regularmente com as revistas Select (Brasil) e Terremoto (México). Vive e trabalha entre o Recife e Lisboa.


Francesca Rayner

É professora Auxiliar na Universidade do Minho, Portugal, onde lecciona unidades curriculares de graduação e pós-graduação em Teatro e Performance. A sua tese de doutoramento Caught in the Act! The Representation of Sexual Transgression in Three Portuguese Productions of Shakespeare foi publicada pela Universidade em 2006 e a sua investigação posterior incide sobre a política cultural da performance, com um interesse especial em Shakespeare e questões de género e de sexualidade. Já publicou vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras como Sinais de Cena, Ex AEQUO:, Shakespeare Bulletin, Luso-Brazilian Review e Repertório: Teatro e Dança e capítulos de livros com editores que incluem Húmus, Bicho do Mato, Palgrave Macmillan e Cambridge Scholars Publishing. Coeditou dois volumes em Portugal: Teatro e Economia: Desafios em Tempo de Crise (2011) Lisboa: TNDM & Bicho do Mato com Maria João Brilhante e Mónica Almeida e, com Ana Gabriela Macedo, Género, Cultura Visual e Performance (2011) Ribeirão: Húmus. Foi avaliadora e investigadora no Projeto P-Stage: Portuguese-speaking actors Gathering energy, um estágio e performance final em vários países lusófonos financiada pela União Europeia. Está neste momento a preparar um livro de críticas sobre criadores portugueses contemporâneos nas artes performativas.  



CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

                                                                                                                                                                                                  

GÉNERO NA ARTE DE PAÍSES LUSÓFONOS: CORPO, SEXUALIDADE, IDENTIDADE, RESISTÊNCIA