REGULAMENTO


ORGANIZAÇÃO

Mariana Frias e Maria Balbina Leitão (Estudantes do DAVD/EA/UÉ)

COORDENAÇÃO

Aida Rechena (Directora do MNAC-Chiado) e Teresa Furtado (Directora do DAVD/EA/UÉ)

INTRODUÇÃO

Numa época em que assistimos a alterações rápidas e profundas do tecido social, a migrações massivas, ao contacto, por vezes pacífico, por vezes não, de culturas e formas de ser, é pertinente questionar como são refletidas na Arte e na produção artística estas novas realidades? Como sentem as e os estudantes as questões relacionadas com as identidades, as representações sociais de género, os atos performativos associados ao corpo e à identidade de género? Como abordam a autorepresentação e a representação do Outro?

Utilizando um conceito de exposição como “um espaço social de saber”, a mostra “Género na Arte: Corpo, Identidade, Sexualidade e Resistência” incide num período cronológico de 2000 a 2017 e visa apresentar formas e expressões artísticas que sejam uma reflexão sobre a identidade, a diferença e a pertença social, sob uma perspetiva de género. O género é aqui entendido como um factor de organização social e de construção sociocultural das diversas e possíveis formas de ser pessoa, que por sua vez, toma múltiplas expressões e não se reduz meramente a caracteres sexuais. As suas diversas manifestações, entre as quais a identidade de género, a expressão de género, a orientação sexual, os papéis de género, as características da personalidade, bem como competências e interesses pessoais, são permanentemente construídas ao longo da vida. Nesse sentido, o género é performativo e cada pessoa fá-lo constantemente através da aprendizagem e incorporação, mas também da recusa e rejeição de um conjunto de normas, valores e atributos morais que são permanentemente avaliados, negociados e relembrados socialmente tanto por agentes singulares como por instituições. As desigualdades de género referem-se às diferenças de estatuto, poder e prestígio entre mulheres e homens em vários contextos, não se conhecendo sociedade em que os homens não tenham, em certos aspetos da vida social, mais riqueza, maior estatuto e influência do que as mulheres. Com este concurso pretende-se promover a criação artística e cultural das e dos estudantes em torno da questão da temática do género bem como contribuir para a sua consciencialização, responsabilização e envolvimento activos na construção da vida em sociedade.

I. PARTICIPANTES

I.I. Este concurso é dirigido a aluna(o)s dos cursos de belas-artes e de cursos de multimédia de estabelecimentos de ensino públicos (a lista de instituições será publicada brevemente).

I.II. A(o)s estudantes podem participar individualmente ou em grupo mediante informação à(o) docente responsável por coordenar o concurso em cada uma das instituições indicadas na lista acima.

II. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

II.I. Ao participar no concurso, a(o)s participantes declaram conhecer e aceitar o presente regulamento, bem como as condições apresentadas;

II.II. A(o)s participantes são responsáveis pela originalidade das propostas apresentadas, garantindo a autoria das mesmas, assumindo a responsabilidade decorrente de reclamações de terceira(o)s no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos;

II.III. A(o)s participantes aceitam a divulgação de resultados e propostas nos meios de comunicação considerados mais oportunos pelas entidades promotoras, nomeadamente a exposição do trabalho apresentado, por um período limitado de cerca de duas semanas sem qualquer compensação, comprometendo-se as entidades promotoras a mencionar a autoria do projecto;

II.IV. Deste concurso serão selecionados os trabalhos da(o)s estudantes que mais contribuam para a temática tratada, resultando na sua integração na exposição colectiva Género na Arte ao lado de artistas de renome nacional e internacional;

II.V. A(o)s candidata(o)s seleccionada(o)s serão responsáveis pelo transporte, montagem e desmontagem das suas obras na exposição;

II.VI. A organização providenciará o espaço. Todo o equipamento necessário para a exposição das obras ficará a cargo da(o)s participantes ou dos estabelecimentos de ensino de onde se candidatam.

III. SELECÇÃO

III.I. Cada concorrente deve apresentar, a título individual ou colectivo, uma biografia (de ½ página A4), um cv, uma memória descritiva (de ½ página A4), as imagens dos trabalhos a concurso, a identificação da instituição de ensino, o nome do curso e o respectivo logótipo.

IV. PRAZOS DE ENTREGA DE PROPOSTAS A CONCURSO

IV.I. O docente da instituição responsável pela coordenação do concurso informará os estudantes do prazo de entrega das propostas.

V. JÚRI

V.I. O júri é constituído por elementos da organização e personalidades de renome no panorama da arte nacional;

V.II. A(o)s participantes não poderão recorrer da decisão do júri.

VI. RESULTADOS

VI.I. Toda(o)s a(o)s concorrentes serão avisados por correio electrónico se foram seleccionada(o)s pelo júri.

VII. ENTREGA E MONTAGEM DAS OBRAS SELECCIONADAS

VII.I. Em uma determinada data a fixar pela Organização - a(o) coordenadora da instituição de ensino será avisada(o) atempadamente dessa mesma data -  as obras selecionadas devem ser montadas na seguinte morada:

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Rua Capelo, 13, 1200-444 Lisboa

VIII. SEGURO

VIII.I. A organização não se responsabiliza por quaisquer danos ou perdas das obras a concurso.

IX. DESMONTAGEM E LEVANTAMENTO DAS OBRAS

IX.I. O levantamento e desmontagem dos trabalhos deverão ser realizados em data a combinar com cada uma das instituições de ensino.

IX.II. Todas as estruturas da sala – parede, chão, tecto, portas, janelas, rodapés, entre outras – deverão ficar no mesmo estado em que foram encontradas antes da montagem, e caso tal não suceda os custos de reparação ficarão exclusivamente por conta da(o)s participantes.

IX.III. Caso a obra não seja desmontada no prazo estabelecido, a Organização reserva-se o direito de lhe dar o destino que entender.

X. CASOS OMISSOS

X.I. Os casos omissos neste regulamento serão da responsabilidade exclusiva da Organização.

Anexo 1.

PLANTA DA SALA


CONCURSO DE ARTES PARA ESTUDANTES DE BELAS-ARTES E MULTIMÈDIA

                                                                                                                                                                                                  

GÉNERO NA ARTE : CORPO, SEXUALIDADE, IDENTIDADE, RESISTÊNCIA